terça-feira, 8 de maio de 2012

Tecido Epitelial


 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Agregados celulares que recobrem e revestem a superfície dos órgãos tem pouca substância intercelular e alta densidade celular.
MEMBRANA BASAL E LÂMINA BASAL - Junções intercelulares que são e especializações. A membrana basal tem uma camada abaixo dos epitélios onde tem a fusão de duas lâminas basais, tem 20-100 nm espessura e entre epitélio e tecido conjuntivo. Colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas, com fibras de ancoragem e fixação ao tecido conjuntivo. Colágeno tipo VII. A membrana basal tem função estrutural de filtração das moléculas e influencia a polaridade celular, mas ela também regula a proliferação e a diferenciação celular.
 JUNÇÕES INTERCELULARES – Adesão faz: ZÔNULAS DE ADESÃO, a  HEMIDESMOSSOMOS, e a DESMOSSOMOS .
·         junções impermeáveis  - ZÔNULAS DE OCLUSÃO
·         junções de comunicação - JUNÇÕES DO TIPO “GAP
 JUNÇÕES INTERCELULARES –
·         Coesão de caderinas
·         Membranas laterais, adesão e vedantes dos canais de comunicação.
·     *    Zônula de Oclusão faz o cinturão, veda espaço intercelular em locais com poucos pontos de fusão são mais permeáveis a solutos e água.
·         *  Zônula de Adesão é o filamentos de actina e intermediários ao redor das células vizinhas
·         Junções Comunicantes – tipo GAP,  conexinas, intercâmbio de moléculas
FUNÇÕES
- Proteção: ação mecânica contra microrganismos, desidratação, irradiação. Ex: pele, epiderme, trato digestório, trato respiratório.
- Secreção: tem alguns anexos na pele com funções. Ex: pelos e penas, glândulas salivares, glândulas sudoríparas, leite (glândula sudorípara especializada), glândulas exócrinas – produção de enzimas digestivas, pâncreas e glândulas endócrinas – hormônio, pâncreas
* Obs: Pâncreas: glândulas mistas.
- absorção: Células epiteliais – Ex: Pulmão – trocas gasosas, rins – túbulos renais, que após filtrar sangue, o sangue segue aos túbulos que tem capacidade de filtrar ou carregar essas substancias.
- sensitiva: Neuroectodérmica, formato diferente e função de receptores. Faz parte do epitélio.

- Epitélio Pavimentoso Simples: 1 camada
* Células extremamente finas, citoplasma extenso, aspecto fusiforme.
* Reveste vasos sanguíneos, Coração é a origem, pulmões nas porções finas, ductos glandulares e Túbulos renais.

- Epitélio Cúbico simples:
* Formato e cúbico, tem uma borda lateral.
* Envolvido com secreção e absorção e alguns revestimentos.
* Ductos de glândulas, tubos renais, cristalinos e íris, testículo e ovários.

- Epitélio prismático simples:
* Mais alto menos largo. Núcleos são alongados, é a base da célula.
* Processos secretores
* Estomago glandular, intestino delgado e grosso, útero, e porção condutora glandular

- Epitélio Pseudoestratificado:
* muito comum no trato respiratório.
* Des da porção basal até a parte média tem esses tipos de células: Basal, fusiforme, prismática, Caliciforme.
Obs: células de vários formatos em camadas não organizadas, a prismática prevalece.
•Órgãos tubulares, trato respiratório – traqueia, trato urogenital, ductos das glândulas em áreas de transição. Esôfago.

- Epitélio Pavimentoso Estratificado: todas as camadas estão organizadas, cada célula na sua área.
* Superfícies corporais (pele), cavidade oral, pré-estomago, esôfago, córnea e conjuntiva.

- Epitélio Cúbico Estratificado: tem duas camadas celulares, difícil de encontrar esse epitélio porque estão em áreas de transição entra epitélio simples e estratificado.
* Trato genital, Ductos glandulares, zonas de transição

- Epitélio prismático Estratificado: tem duas ou três camadas sua parte basal tem o formato cubico, intermediaria – poligonais (colunas), Superficiais- prismáticas.
*Zonas de transição, mas o principal é o trato respiratória superior – cavidade nasal e ductos de glândulas.

- Epitélios de transição: ele varia entre estratificado e pseudoestratificado, formato das células é poliédrico.
* Urogenital – Bexiga.

EPITÉLIO GLANDULARES: Células epiteliais que sua função é formar glândulas de diferentes tamanhos.

  • Secreção: com uma célula isolada ou com populações isoladas. Sua classificação é o numero de células, relações com epitélio de revestimento. Unicelular ou pluricelular. Interepitelial – dentro do epitélio Extraepitelial – fora. Caliciformes são unicelulares produz sua própria secreção. Elas possuem Glânulos citoplasmáticos chamados pré muco. E as multicelulares se agregam para produzir mais. Elas podem ser Intratepiteliais – trato respiratório superior.
  • Extra epiteliais: tem vários formatos, ficam no meio de um tecido mas a secreção é liberado no epitélio, essas células tem ductos alongados, lâminas que ficam em baixo da lamina basal. A glândula fica no tecido conjuntivo, mas é célula epitelial ainda, tem um ducto para liberar a secreção no tecido epitelial. As unidades que organizam são os adenomeros- constue a glândula. Relação ao tipo: exócrina ou endócrina.
  •  
  • A apócrina: perde o citoplas, entegra parte do citoplasma que faz parte dessa secreção, Ex: glândulas sudoríparas e glândulas mamárias. A célula vai diminuindo.
  • Holócrinas: Ex: sebáceas. Perde toda a secreção, tenho a morte celular quando vai secretar. Ao liberar, libera a célula inteira.

  • Serosa é mais fluida e rica em enzimas. Ficam violeta (acidófilas)
  • Mucosa é mais densa e espessa. Mais rosada (basófilas)
  • Mista: é meio termo. As duas cores mistas


·         Exócrina – libera para fora, possui sistema de ductos,  mais desenvolvido.
·         Endócrinas – dentro da circulação sanguínea. Não tem comunicação com tecido epitelial então libera no leito vascular, não tem formato tubular mas se arranja em cordões celulares. Ex: fígado

Variam o seu formato: simples ou composta ( tubular, aveolar, túbulo-acinar)
Tubular- tubos; Aveolar – sacos; Túbulo- acinar : não tem formato nem de um nem de outro.
Quando pensamos em gladulas, pensar em três dimensões se não, é difícil entender para que serve uma glândula. Nos livros só mostram duas dimensão. Ex: pensar em cacho de uva, não é igual, muda seu arranjo.
Corte histológico pode ser mais superficial ou mais profundo, vemos apenas uma parede da glândula, então devemos entender. A glândula simples: um denomino, o ducto não é ramificado, encontrado nas glândulas tubulares retas que estão presentes nos tecidos intersticiais, e posso encontrar nos túbulos enoveladas, exemplo: glândulas sudoríparas. O ducto ramificado ou um único ducto, é o que pode modificar. A glândula tem ramificações para liberar as secreções.

•Tubulares compostas: glândulas salivares.
•Acinosa: (aveolar): pâncreas – ácidos ou avelolos que liberar tudo no ducto.
•Túbulo acinosa composta: glândula mamária 

 Tubulares


Acinosas 


Corte histológico em uma tubulo acinosa 



Ductos: da parte interna para o externo. São bifurcações. Tem o ducto excretor e o ducto lobar: composto por vários lóbulos que depois forma a glândula.
Lobo é formado pelo adenomio. Dentro do lóbulo= intralobações. Cada porção tem uma comunicação.
Intralobular se comunica com o lobular, intralobar leva para glândula. E a secreção sai pelo ducto excretor.

Método de elaboração é como produz a secreção, que pode ser de dois tipos, merocrina, apócrino e holócrina. A merocrina só produz a secreção e entegra, ela não perde nada. Só faz o necessário. Tem fusão com membrana plasmática que sai por exocitose. É a principal tipo de glândula do organismo. Ex: glândulas salivares, algumas glândulas sudoríparas.


Epitélios especiais

Epitelio ciliado: alguns locais a célula é tao especializado que ela fica s´so pra isso. Ex: trato respiratório. Cílios no ápice da célula .

Epitélio sensitivo: onde tem papilas que vão sentir, quando o alimento passa tem composição químicas, elas captam qual a composição, uns captam ácido, outros bases, então funciona só como colher informação e repassar, próximo a ela tem um neurônio, não formou pele nem sistema nervoso, sua função é captar e transmitir informações.

Epitélio pigmentar: melanócitos alguns possuem melanina, função: proteção.

Mioepitélio: tem um pé no tecido muscular, fica próximo ao tecido glanular e quando preciso ele contrae, ex: glândula mamária. Não é uma unidade muscular. Sua função é é contração, mais ela vai contrair. Sua forma é fusiforme. Ela espreme a glândula para liberar a secreção. Ajuda na eliminação de secreção glandular.

Correlações clinicas:
Gatinho com olho machucado: aumentando a imagem vemos muitas células de formato diferente, células produzem queratina,as bolinhas vistas na imagem são células mortas (apoptose)  sintoma é carcinoma de células escamosas (tumor). Epitélio pavimentoso estratificado


REFERENCIAS DAS IMAGENS:  www.iceb.ufop.br 
Teoria: aula de embriologia professor Matheus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário